domingo, 4 de abril de 2010

O circo da vida!

Respeitável público, o show não pode parar, por isso apresentamos hoje, em nosso Circo da vida, mais uma atração. Atenção, senhoras e senhores, muita atenção! Moças e rapazes, meninos e meninas, muito cuidado! Momentos de tensão e apreensão... Que rufem os tambores! Com vocês, os malabaristas... Uma salva de palmas!!! De uns tempos pra cá, eles são cada vez mais numerosos. Transformam-se figuras onipresentes em nosso espetáculo. Quando você menos espera, eis que surge um na sua frente. Como são habilidosos: bolinhas de tênis, laranjas, bolas de meias e sabe-se lá mais o quê. Não precisa ficar amedrontado não. Não se sabe como eles aprenderam esta técnica, mas o fato é que agora estão aqui, diretamente de qualquer canto obscuro da cidade para lhes trazer diversão, entretenimento e aumentar o casting do nosso macabro circo dos horrores. Como todo artista, nossos malabaristas precisam de luz! E lá está ela, a luz vermelha, redonda e brilhante... É o sinal para que esses pequenos talentos comecem a performance. Observe a destreza, como lançam e agarram as bolas. É quase como se fosse um balé pós-moderno em meio ao cenário de concreto, aço e vidros fumê do grande picadeiro urbano. Mas o quê se vê lá em cima? Apaga-se a luz vermelha... Momentos de alívio em nosso circo. Agora quem acende é a verde, que ofusca, grita... O barulho aumenta, motores roncando cada vez mais forte e violentamente, parece que nossos espectadores estão impacientes. Querem sair logo de nossa arena, mesmo que para isso tenham que passar por cima de nossas estrelas. Essa é a deixa para que os malabaristas encerrem com graça e maestria seu triunfal show! Do mesmo modo como apareceram, misteriosamente desaparecem, sem deixar pistas. Alguns conseguem ainda receber seu mísero cachê, provavelmente a ser empregado em comida (como gostaríamos de acreditar) ou em produtos ilícitos (sabemos que acontece, mas preferimos não enxergar). Mas são muitos, não a cachê suficiente para pagar tanta gente! Talvez seja por isso que eles nunca somem de vez do nosso palco, esperam apenas a próxima luz vermelha, um novo sinal... Para o espetáculo recomeçar.

7 comentários:

  1. Oi, Elisa.
    Já presenciei muitas vezes essas cenas, em São Paulo, Rio de Janeiro... E até aqui em Brasília, onde vivo, e que não deveria acontecer; é a capital do nosso país!
    Mas penso que é melhor vê-los fazendo malabarismos que vê-los roubando e sendo "misturados" com bandidos. Concorda?
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderExcluir
  2. Olá Imagem e Poesia...
    Obrigada pela visita mais na verdade,
    acho isso muito ruim, o ideal seria casa,
    proteção, educação e tudo que a sociedade nega.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elisa Zavam!

    Já que se importa com o social acredito que irá gostar do trabalho de um amigo. Ele denuncia a exploração infantil através das esmolas e os mendigos farsantes. Está no orkut com o nome de Informador Ok.

    Fabio Henrique

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=7Gw4lJlzOZk

    ResponderExcluir
  5. Fábio tudo bom? Então eu olhei o perfil sim, achei muito bacana, vou pensar em como entrar em contato com ele. Obrigada pela dica.
    Vou vê o vídeo e comento aqui depois.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Tudo bom!
    Espero que tenha gostado dos vídeos também. De nada!
    Que Deus te abençõe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. achei formidavel o texto, muito critico, se garantiu quando associou as ruas com o circo, a iluminação com os semaforos. uma sacação muito boa.

    ResponderExcluir